Dicas para evitar uma lesão a jogar ténis:

Com o frio, o risco de sofrer uma lesão muscular é maior!!!
Devo Aplicar Gelo ou Calor nas Lesões?
  • Nas primeiras 24 horas após a lesão, gelo é a melhor opção. Obterá melhores resultados aplicando gelo 3 vezes por dia, 20 minutos de cada vez para não queimar a pele durante a aplicação. Eu prefiro usar um saco de congelados com água, pois força o aumento da temperatura, evitando a necessidade de se usar um pano entre o saco de gelo e a pele.
  • Após as primeiras 24 horas, queremos continuar a vaso dilatação para trazer nutrientes e células na circulação sanguínea para promover a cicatrização. A esta altura, a parede dos vasos já recuperaram sua integridade e tanto gelo e calor funcionarão. Eu prefiro gelo porque temporariamente desactiva receptores nas paredes do vaso mantendo, assim, os vasos abertos por mais tempo. Quando o calor é aplicado, passado um tempo a área começa a esfriar e as paredes dos vasos são reactivados com o fluxo sanguíneo normal. Portanto, o gelo oferece um tratamento mais prolongado.
Após a lesão na barriga da perna (comum nos tenistas), a modificação da actividade é necessária para que a zona do tendão de Aquiles inicie o processo de recuperação:
  • Natação e corrida na piscina com flutuador.
  • Bicicleta.
  • O fortalecimento muscular com os pés levantados do chão (ex: cadeira alta e um balde vazio pendurado pela asa no seu pé), progredindo para o fortalecimento com os pés no solo.
  • A progressão caminhada/corrida moderada sobre superfície firme pode ser iniciada quando não há dores, para melhorar a capacidade dos tendões afectados, de modo que tolerem o esforço de forma controlada.
  • Perca peso.
Regras obrigatórias de um jogo de ténis: Hidratação, Aquecimento e Alongamentos
Hidratação - Beber 500 ml de líquidos 2 horas antes do jogo de ténis e a cada 20 minutos de jogo ingerir apenas água. Não consumir bebidas alcoólicas, refrigerantes ou café em excesso. Após os encontros de ténis, hidratar com alguma bebida desportiva e fazer uma refeição rica em hidratos de carbono: refrigerantes, doces, pão branco, arroz branco, batatas, bata doce, milho, macarrão, arroz integral, feijão, ervilhas ou lentilhas.
Aquecimento – primeiro caminhada de 5 minutos. Depois alterne 1 minuto de corrida e 1,5 minuto de caminhada, até totalizar 20 minutos. Eu prefiro andar de bicicleta antes de um encontro de ténis.
Antes e depois de jogo de ténis, não deixe de fazer uns bons alongamentos, gaste de 10 a 30 segundos em cada e não force com balanceios, por isso corpo fixo. Eu prefiro alongar na frente da TV, no trabalho (sentado na cadeira), no carro, na sala de espera, etc.:


Blogues mais atualizados: